Desafiamos a Editorial Presença a criar uma verdadeira “Garantia”

A Editorial Presença comemora 50 anos de vida e por isso damos-lhe os parabéns, mas lemos umas notícias da sua autoria (aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, etc.), que merecem os nossos comentários, já que se diz que é a “primeira vez em Portugal” ou que é “uma iniciativa inédita” poder-se comprar livros e devolvê-los à editora se não se gostar deles.

Não é verdade porque já damos essa garantia desde Abril de 2009.

E mais ainda, a garantia da Editorial Presença não é nada comparada com a nossa.

Desafiamos a Editorial Presença a dar uma garantia no mínimo igual à nossa!

O texto da garantia da Editorial Presença é este (retirado daqui):

Livros com Garantia
Condições de Devolução

- Devolução aceite até 21 dias após a compra, para a morada: [...].
- O Cliente deverá contactar a Editorial Presença através do endereço de e-mail apoio.clientes@presenca.pt, indicando o número da encomenda associada ao título que pretende devolver, e o NIB para a devolução do valor em causa, ou em alternativa com a indicação da opção de devolução em conta-cliente.
- O produto deverá estar em boas condições, acompanhado do original da factura e com o autocolante na capa.
- Os custos de expedição ficam a cargo do Cliente.
- A devolução do dinheiro será efectuada até 5 dias após a recepção do título nas instalações da Editorial Presença, na morada acima referida.
- Estas condições de devolução são válidas apenas nos títulos abrangidos pelo programa “Livros com Garantia”, identificados com o autocolante na capa.

O texto da nossa garantia é este (retirado daqui):

Garantia incondicional de satisfação e qualidade: se não ficar satisfeito com a qualidade deste livro, poderá devolvê-lo directamente à BOOKSMILE, juntando o talão de compra, e será reembolsado sem mais perguntas. Esta garantia é adicional aos seus direitos de consumidor e em nada os limita.

Vejamos um quadro comparativo das duas garantias:

O que diz a Editorial Presença O que diz a BOOKSMILE Comentário
Para compras apenas em www.presenca.pt Não interessa o sítio onde foi comprado. Nas vendas a distância, a que se aplica a garantia da Editorial Presença, o consumidor tem um conjunto de garantias específicas, além da garantia legal de conformidade dos bens. A BOOKSMILE não faz vendas a distância para não fazer concorrência com os seus parceiros livreiros que também vendem online.
Condições de Devolução Garantia Incondicional A Editorial Presença enumera uma série de condições, a BOOKSMILE não as tem.
Devolução aceite até 21 dias após a compra Sobre prazo, a garantia da BOOKSMILE não diz nada. É uma garantia sem limite temporal. Nas vendas a distância, o consumidor tem SEMPRE um prazo de resolução do contrato – são 14 dias para avisar que vai devolver o produto. A Editorial Presença está a dar apenas uma semana mais de prazo.
O produto deverá estar em boas condições Sobre “condições”, a garantia da BOOKSMILE não diz nada. É uma garantia sem imposição de condições. A garantia legal impõe a conformidade do bem vendido durante pelo menos dois anos após a compra. Conformidade, neste caso, é por exemplo o livro não se desfazer ou não estar mal impresso. A garantia da BOOKSMILE pode ser accionada em qualquer altura, independentemente das condições.
Estas condições de devolução são válidas apenas nos títulos abrangidos pelo programa “Livros com Garantia”, identificados com o autocolante na capa. A garantia da BOOKSMILE está impressa em TODOS os livros editados pela BOOKSMILE. Nas vendas a distância, o consumidor tem SEMPRE 14 dias para devolver o produto, com ou sem “autocolante na capa”.
Os custos de expedição ficam a cargo do Cliente Nada diz. Nas vendas a distância, os custos de expedição dentro do prazo de resolução de 14 dias ficam a cargo do vendedor, isto é, da Editorial Presença.
Devolução do dinheiro em 5 dias após a devolução do produto Nada diz. A devolução do dinheiro deve ser feita até 30 dias.

Editorial Presença, parabéns pela iniciativa, mas não é “inédita”, não é a “primeira vez” e, sobretudo, perante a nossa própria garantia, é pouco. A fasquia subiu!

3 thoughts on “Desafiamos a Editorial Presença a criar uma verdadeira “Garantia”

  1. Pingback: Tweets that mention Blogue BOOKSMILE, livros que saltam à vista » Blog Archive » Desafiamos a Editorial Presença a criar uma verdadeira “Garantia” -- Topsy.com

  2. Pingback: Booksmile desmente Presença | Bibliotecário de Babel

  3. Meu caros. Enquanto cliente assíduo do site da Presença, que ao contrário de muitos outros sítios de comércio electrónico, nunca me deu razões de queixa, considero esta vossa comparação um sintoma explícito de complexo de inferioridade. Se vocês fazem melhor, parabéns, têm é de apostar mais na divulgação porque pelos vistos há quem pense que esta inciativa é inédita em Portugal. Não sei se será o caso da Presença pois da informação que li, apenas sites externos referiam que a iniciativa deles era inédita. No site deles isso não é mencionado.
    Cumprimentos,
    Miguel Lima

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>