O problema da distribuição

Aos nossos parceiros livreiros:

Editar livros é fácil. Distribuí-los e fazê-los chegar às livrarias é difícil. Esta é a conclusão a que tenho de chegar ao fim de pouco mais de quatro meses de vida da Booksmile, no momento em que sou obrigado a rescindir o contrato de distribuição com a Centralivros por falta de abastecimento do mercado no último mês.

A Centralivros prestou-nos um excelente serviço, enquanto o prestou. O balanço ao fim de três meses era muito positivo, como escrevi aqui. Daí o benefício da dúvida que publicamente lhe dei aqui, quando começámos a detectar os problemas.

Infelizmente para a Centralivros, como temos um bestseller a esgotar em vários locais, e temos ainda 23 títulos a lançar entre Outubro e Dezembro, alguns dos quais de grande impacto sazonal, não podemos esperar mais e por isso estamos à procura de um novo distribuidor.

Porquê insistir num novo distribuidor em vez de optar por distribuição própria? Porque, enquanto não tivermos um volume suficiente de edições (que estimo em 180 novidades/ano), não é económico ter distribuição própria. Fica mais barato (e, logo, fica o PVP dos livros mais barato) nomear um distribuidor, que não só nos faz o trabalho mais barato como ainda fica com o seu próprio lucro. Pelo menos é esta a teoria, que a prática demonstra que não tem sido tanto assim, e esse é que é o problema da distribuição.

Assim que tivermos um novo distribuidor nomeado, imediatamente retomaremos o abastecimento dos nossos títulos e o lançamento das novidades, incluindo a Princesa Poppy, os álbuns TOOTS, os Conjuntos de Oferta e o álbum dedicado a Michael Jackson.

2 thoughts on “O problema da distribuição

  1. gostaria de distribuir meu livro para outro paises, queria saber como funciona e custo operacional.
    abs,
    Paulo Leão

  2. Pingback: Blogue BOOKSMILE, livros que saltam à vista » Blog Archive » Balanço anual número 1: 2009

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>